domingo, 13 de setembro de 2009

O perfil de um líder

Todos conhecemos um grande líder. Podemos ter trabalhado com um deles, ou alguém tenha nos elogiado pelas nossas próprias aptidões de liderança. Mas o que significa esta palavra? Talvez, você agora recorde de alguém que soube administrar bem uma situação ou empresa, e que conduziu de forma adequada este papel. Liderar é guiar uma equipe. Por isso, não há líder sem seguidores.

Às vezes, os papéis se confundem entre chefiar e liderar. Mas será que é a mesma coisa? Podemos ter ótimos chefes que não são líderes, e ótimos líderes que não chefes. Liderar é anunciar um futuro e convocar as pessoas para que façam esse futuro acontecer.
Com a atenção nesta direção, eles trabalham com suas metas e com o compromisso de cumpri-las. Formulam perguntas, transmitem informações e compartilham filosofias e metodologias, fazendo a empresa crescer.

Mas, como nos tornar um deles?

Talvez, seja o anseio de muitos. Para isso, primeiro temos que ser líder de nós mesmos, sabendo o que queremos, e definindo nossas próprias escolhas. A Programação Neurolingüística nos ajuda a descobrir e a utilizar nossos próprios recursos e modelar o que o outro tem de melhor.
O líder sabe que o desempenho de seu papel possui um grande impacto na vida dos profissionais, pois eles passam boa parte do dia trabalhando e vivendo num ambiente criado por ele. Ser líder, independente de ser nato ou desenvolvido, é uma decisão e, como toda decisão, vem acompanhada de ação.

No meu treinamento, além de aprender os seus potenciais para liderar e os comportamentos essenciais para um bom líder, o profissional conhecerá os vários modelos de liderança, os mitos que envolvem o tema e dicas para se tornar um deles.

Carmem Zara é co-autora, com William Douglas, do best-seller “Como usar o cérebro para passar em provas e concursos”, editora Campus, em terceira edição.
Master e trainer em Programação Neurolingüística pelo Instituto de Neurolingüística Aplicada (INAP)
Coach executiva e de vida.


E-mail: carmem.zara@gmail.com

Nenhum comentário: